segunda-feira, 9 de março de 2009

LIMITES

Esta palavra ¨limite”,assim como o diálogo, é muito usada e muito pouco entendida.
A palavra é clara - o significado é limitar, mas também conter.
Limitar o quê?
De que adianta eu definir o horário para meu filho chegar se eu não posso verificar se ele cumpriu?
Os usuários e abusadores de drogas tentam estender seus limites de percepção, de sensações corporais, de alucinações, delírios, etc., através da sensação que a droga favorece.
Os familiares destes abusadores sem limites não percebem essa necessidade e vivem esta mesma questão tomando suas próprias vidas sem regras.
Em geral ninguém sabe muito de ninguém nem do ponto de vista objetivo (horários,compromissos,ganhos,gastos)e muito menos do subjetivo (satisfações, prazeres,angústias).
Entendo que o abusador representa para sua família, como num palco, através do seu delírio, a desorganização que ela vive.
Quando se toma conhecimento do uso pensa-se que basta baixar uma portaria com regras que todos passarão a cumprir.
Do meu ponto de vista não existem limites padronizados, cada família constituirá os seus próprios. Penso também que quem define os limites são os pais com aquilo que eles suportam e podem manter. Um pai pode encontrar um filho se injetando e lhe dar uma surra, outro pode sentar e conversas e um outro pode ainda fechar a porta e sair. Cada qual tem sua razão e atende a sua possibilidade. O que todos “devem” tentar refletir e sobre a responsabilidade diante do fato que se colocou agora nas suas vidas – meu filho está se injetando e eu sei disto então o problema também é meu.
Colocar limites não é também estabelecer uma lei tão rígida que nunca possa ser mudada.
As leis sociais são para todos nós e existem como uma forma de manutenção da nossa convivência social. Todos nós sabemos quão alto é o preço que pagamos quando as leis não são cumpridas, são manipuladas ou não são adequadas de acordo com a realidade.
As leis familiares devem existir como formas de manutenção da família, ou seja, de desenvolvimento de seus membros. Se um elemento não pode se desenvolver algo não vai bem com a família.
No significado do limite se incluiu conter porque é preciso que a lei também seja criada dentro da possibilidade do outro.
Conter significa suportar as impossibilidades do outro e ajuda-lo a vir a suportar dentro de si e dentro da família suas desorganizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário