segunda-feira, 9 de março de 2009

INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS NA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA

01- O MEDIADOR – filtra de acordo com a necessidade
02- O MEDIADOR - organiza a experiência em termos de tempo e espaço.
03- O MEDIADOR - isola , seleciona e reapresenta os estímulos.
04- O MEDIADOR - regula a intensidade , frequência e ordem .
05- O MEDIADOR- seleciona novos estímulos para antecipar novas experiências.
06- O MEDIADOR - aponta a necessidade de relacionar os eventos , causa e efeito.
07- O MEDIADOR - regula respostas para aprimolá-las .
08- O MEDIADOR - fomenta a representação mental e antecipação / formulação de hipóteses.
09- O MEDIADOR - interpreta e atribui significado para diferentes tipos de experiências .
10- O MEDIADOR - provoca motivação intrínseca.
MEDIADOR / MEDIADO
Trabalhar com o aluno para que o mesmo perceba e reconheça o seu processo de construção , de sentimento de competência que é muito diferente do elogio o que é muitas vezes prejudicial.
A PSICOPEDAGOGIA desenvolve na criança a necessidade de se sentir melhor e mais importante .
Exemplo :
01- Será que se você ler de novo , não conseguiria encontrar as outras respostas no texto ?
O Professor pergunta .
Por que você conseguiu ?
Aluno responde ...
Porque você me ajudou.
Concluímos então que primeiro precisamos criar um sentimento de solidariedade , para podermos alcançar um resultado positivo.

02- Trabalhar melhor a intencionalidade
( aluno quieto , indiferente , distante ) o que eu preciso fazer para puxar o OLHAR deste meu aluno.
Se no tradicional o aluno aprendia (o aluno sabia , sabia ? ) .
Se eu tenho claro minha meta e uma estratégia ; eu estabeleço um PROJETO.
Ex. Daqui a 15 minutos você vai responder a questão deste grupo de 5 pessoas. Se eu dou tarefas claras; eu tenho respostas claras .
Tenho que ter um script ( no bolso , em mente ) . Se eu trabalhar só o conteúdo eu não vou conseguir nada além de dar o meu plano , e MAIS IMPORTANTE QUE DAR O CONTEÚDO , CUMPRIR O PLANO É ENSINAR A PENSAR , A RACIOCINAR , A REFLETIR.
Ao passar o conteúdo de forma inadequada você só passa o CONTEÚDO . Se por exemplo a leitura for imprecisa , houver falta de atenção , tiver imediatismo , falta de concentração , consequentemente não ocorreu nada de útil para a aprendizagem.
( porque não houve interação).
Então concluímos que precisamos de : Estabelecer = Reflexão
Relação = Leitura
Ex. O aluno erra , o professor coloca errado , e fica por isso mesmo ( você está ressaltando o erro ) mas se houver reflexão ( MEDIAÇÃO ) em cima do erro daí você gera o (APRENDIZADO )
Nós temos que APRENDER A APRENDER , mesmo que corramos o risco de sofrer .
Daí pensamos ... Qual é a melhor forma de APRENDER a APRENDER ?
Precisamos preparar aluno para ser um ALUNO PRODUTIVO , para si mesmo , para a sociedade , e consequentemente para o mundo .

Quando você age rapidamente para tirar a criança do risco , isto não resulta em aprendizagem MEDIADA , porque você não explicou . ( Então o aluno não entendeu ) consequentemente não houve aprendizagem .
CRITÉRIOS DA HUMANIDADE
Intencionalidade (Qual é a sua intenção?)
Tenho que ter claro o que é que eu quero. Se eu tenho um instrumento , eu preciso saber o que eu quero fazer com ele.
Precisamos de refletir sobre alguns pontos da nossa prática pedagógica , como :
Intencionalidade
Justificativa / Motivação
Despertamento / Provocação
Exemplo : O que você está fazendo em seu trabalho que ninguém reage? Que nada acontece?
Isto acontece quando não há reciprocidade , e para conseguir reciprocidade precisamos da comprovação da recepcionalidade .
Exemplo:
A mãe coloca o móbile com a intensão de estimular o OLHAR ( distrair para o mundo transcendental ).
A percepção é biológica , cultural mas é também universal .
Exemplo :Escolha de um tapete.
Qual destes serve? Por que serve ?
O indivíduo vai construindo até apresentar mudança estrutural . O mediador atinge a zona de desenvolvimento estrutural .
O Professor ( MEDIADOR ) precisa ter competência e sentimento de competência .
Desenvolver o sentimento de competência que não é a premiação, dá a possibilidade do indivíduo entender o seu processo de capacidade de fazer , de realizar , de OLHAR e de participar .
MANDAMNETOS DO MEDIADOR
- Mediar os aspectos cognitivos e afetivos do mediado .
- Filtrar de acordo com a necessidade do MEDIADOR e do MEDIADO.
- Organizar a experiência em termos de tempo e espaço ( eu pergunto para o aluno localizar no tempo e no espaço uma determinada situação . O que você veio fazer aqui neste momento?
- Reapresentar algumas coisas sucessivamente DE FORMA IGUAL OU DIFERENTE se for necessário , para que ele possa aprender, para que isto possa gerar aprendizagem.
- Regular a intensidade e a ordem do meu estímulo ( vou decidir que jogo vou usar , que decisões eu vou tomar que e vou usar ).

- Selecionar novidades relacionadas à realidade e necessidades para provocar no aluno a necessidade de comparar.
- Estimular a capacidade de estabelecer relações ( se o aluno já viu algo parecido com isso ) eu vou provocar desequilíbrios.
- Provocar desequilíbrios para o MEDIADO encontrar outras formas , outras respostas.
- Ex . O que é quadrado?
- Preciso ser claro na minha intenção .
- Preciso criar hábitos para construir conhecimento.
-A capacidade está em uma determinada zona de conhecimento próxima só que precisa ser acionada.
- Não existe uma idade que não se aprende mais nada.
- Ninguém cria sua identidade particularmente , sozinho sem o outro para compartilhar,.
- Para tudo se precisa de mais que um homem
- ( para nascer , enterrar , etc. )
- Quando eu não consigo a resposta , eu continuo perguntando . ( porque ás vezes quem me ensinou não foi muito claro ).
- O ser humano sem sentido não existe .
- Questão para reflexão – ATÉ QUANDO EU POSSO ESTAR PROPONDO MUDANÇA? ESTAR MUDANDO ? A VIDA INTEIRA?
-
- BIBLIOGRAFIA – MEDIADOR / MEDIADO
Reuven Feurstein–Scott, Foresman and Company
Modificalidade Cognitiva Y Pei – MD. P Sanches – Madrid
- Aprender a Pensar , Pensar em aprender Macluse Stuart e Davies Peter – Barcelona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário